quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

PROJETO DE LITERATURA

PREFEITURA MUNICIPAL DE GANDU
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA: CENTRO DE ENSINO LUZ E AMOR

PROJETO DE LITERATURA

TEMA: Literatura Infantil: do Imaginário a realidade
ELABORAÇÃO: Coordenadora pedagógica Rosinéa Matos Santos da Silva
SISTEMATIZAÇÃO: Professores, alunos, pais e coordenação
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Durante o ano ou semestre letivo de 2010


JUSTIFICATIVA

Muita criança não tem acesso à leitura de qualidade e apropriadas para sua faixa etária. Portanto cabe as Instituições Educacionais e outros seguimentos da sociedade que cuida das crianças favorecem o contato, bem como o trabalho com literatura infantil que ajude as crianças no seu processo de desenvolvimento integral.Segundo a professora Maria Márcia moura Brito Andrade “ a literatura infantil é de fundamental importância no trabalho com as crianças tanto na alfabetização intelectual como na alfabetização estética, pois valoriza a fantasia o lúdico e a expressão dos sentimentos”.È claro que o professor precisa está atento para a  escolha dos livros a serem trabalhados para este contribua de forma positiva e não negativa na formação das crianças.
Todos os livros colocados à disposição das crianças pereciam ser analisados pela professora e posteriormente pelas crianças de maneira útil e em todos os aspectos, favorecendo assim a escrita e releitura do mundo. Assim este projeto busca desenvolver momentos de leitura nas classes de educação infantil envolvendo professoras de educação e familiares aumentando assim o interesse das crianças pelos livros.




OBJETIVOS

  • Favorecer o acesso das crianças a livros de literatura infantil
  • Promover a socialização com trabalhos em grupos;
  • Melhorar a oralidade através de leitura e dramatização;
  • Desenvolver a sensibilidade;
  • Enriquecer o vocabulário e formas de linguagem, imaginação, memória e atenção;
  • Escrever e reescrever histórias;
  • Selecionar e conhecer bons autores;
  • Desenvolver atividades de interpretação de textos literários.
OPERACIONALIZAÇÃO

  • Seleção dos livros pela mediadora (pode pedir a cada criança um livro ou pegar do acervo).
  • Organização dos livros: Fichas (para controle dos leitores)
  • Apresentação do projeto para os pais e as crianças na primeira reunião (esclarecer o papel da família na efetivação do projeto)
  • Distribuição dos livros para leitura (no primeiro empréstimo a professora faz a entrega aos alunos para que na próxima semana apresentem aos colegas, depois eles escolherão).
  • Enviar com os livros um questionário par ser respondido pelas crianças com a orientação dos responsáveis.
1.      Título do livro:
2.     Nome do autor:
3.     Nome do ilustrador:
4.     Nome da editora:
5.     Nome dos personagens:
6.     Parte que mais gostou:
7.     Parte que não gostou:
8.     Desenhe a parte que mais gostou:
9.     Desenhe a parte que não gostou:


  • Na sala de aula o professor deve organizar atividades onde os alunos possam:
1.     Contar para os colegas a história ou parte que gostou e a que não gostou.
2.     Desenhar parte da história.
3.     Dramatizar a história com outros colegas.
4.     Confeccionar bonecos (fantoches) de: papel, bucha de lavar prato, meia, luva, papel alumínio, argila massa de moldar, papelão, madeira, caixa, garrafa, tecidos e verduras.
5.     Organizar cenários.
6.     Pintar quadros com: lápis de cor, cera e tintas variadas.
7.     Produção textual (com uma ou mais histórias).
8.     Montar a história com desenhos.
9.     Escrever histórias coletivas e individuais.
10.  Reescrever as histórias.
11.  Responder atividades escritas.
12.  Gravar a narração de histórias.
PRODUTO FINAL
Encontro com a comunidade escolar para apresentação dos produtos finais, elaborados por cada turma.

RECURSOS
Livros de literaturas (um por aluno no mínimo).
Papéis variados, tintas, massa de modelar.
Tecido de picolé, lápis de cor, cera caderno, de desenho, cartolina, caderno, hidrocor, gravador, câmara, fitas de vídeo, sucatas, etc.
AVALIAÇÃO

Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto através da observação, análise e preenchimento das fichas de acampamento individual do aluno e trabalhos realizados.
REFERÊNCIAS
Todos os livros da biblioteca da escola.

Um comentário:

  1. Interessante projeto. Acho que vou colocar em prática quando tiver uma oportunidade.

    ResponderExcluir