ESCOLA MUNICIPAL CENTRO DE ENSINO LUZ E AMOR
COORDENADORA PEDAGÓGICA ROSINEA MATOS SANTOS SILVA
DIRETORA DIONÉA SANTOS PAIXÃO
PROJETO HORTA
ELABORAÇÃO: Rosinea Matos Santos Silva
ORIENTADOR: Hildebrando Vivas
DURAÇÂO: Meses de março a dezembro de 2009 / março a junho de 2010
PÚBLICO ALVO: Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Professores, funcionários da escola, pais e comunidade.
JUSTIFICATIVA
A horta inserida no ambiente escolar pode ser um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estreitando relações através da promoção do trabalho coletivo e cooperado entre os agentes sociais envolvidos.
Conclui-se então que, o projeto é de grande importância para a escola, pois será uma
forma de proporcionar maior contato dos alunos com a natureza, despertando neles o interesse sobre os alimentos, forma de cultivo, melhorando assim, seus hábitos alimentares.
OBJETIVO GERAL
Implantar a horta educativa na escola como um instrumento de educação ambiental de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza é compreendida como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente das transformações do mundo em que vive.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- estimular a participação dos professores, tendo em vista a elaboração de um planejamento escolar mais integrado, e desenvolvendo competências que permitam ao aluno compreender o mundo e atuar como indivíduo e cidadão, utilizando conhecimentos populares e tradicionais e de natureza científica e tecnológica;
- provocar na comunidade envolvida reações críticas em relação à sua postura diante do ambiente em que estiver inserida
- estimular a participação dos professores, tendo em vista a elaboração de um planejamento escolar mais integrado, e desenvolvendo competências que permitam ao aluno compreender o mundo e atuar como indivíduo e cidadão, utilizando conhecimentos populares e tradicionais e de natureza científica e tecnológica;
- provocar na comunidade envolvida reações críticas em relação à sua postura diante do ambiente em que estiver inserida
- Informar sobre a importância e a necessidade de se ter uma horta na escola e em casa.
-Participar de palestras e oficinas.
- Reconhecer a importância das hortaliças para nossa saúde.
- Observar o desenvolvimento das hortaliças,
- Relatar o trabalho na horta.
- Utilizar materiais recicláveis.
- Utilizar na alimentação o que a horta fornece.
DESENVOLVIMENTO
Organização do projeto pelos alunos, professores, coordenação pedagógica e demais envolvidos.
Organização de palestras e oficinas com temas sobre o meio ambiente, agrotóxico, importância dos alimentos naturais e outros.
Capitação de sementes e adubos para a horta.
Organização de horário com os alunos e participantes para: palestras e oficinas, plantio, observação, molha, semeadura, replantagem,, etc.
Trabalhos nas disciplinas:
1- Português: Leitura de textos informativos, manuais, jornais, relatórios, etc.
2- Matemática: formas geométricas, sistemas de medidas, tempo (plantio e colheita), quantidade (quilo, dúzia, molho0.
3- Ciência: prática e experimentos, tipos de alimentos, alimentação saudável, e outros.
4- Geografia: Organização do terreno, espaço.
5- Artes: Montagem de murais com classificação de alimentos, utilização dos alimentos, plantas medicinais, tipos de sementes, tipos de folhas, etc.
AVALIAÇÂO
Será realizada por todos os envolvido durante todo o desenvolvimento do projeto, sendo anotado em fichas especifica.
RECURSOS
- REGADORES (PEQUENOS E GRANDES)
-SEMENTES
-MANGUEIRA
-ANCINHO
-ENXADA
-ADUBO
-TERRA PRETA
REFERÊNCIA
Pinto, Gerusa Rodrigues e LIMA, Regina Célia Villaça. Coleção DIA A DIA DO PROFESSOR, Editora FAPI LTDA.
CRONOGRAMA DE PALESTRAS E OFICINAS
DATA | HORÁRIO | TEMA | PALESTRANTE |
03/09 | 10:00 | Agrotóxicos | Técnico Agrícola Marcos |
10/09 | 10:00 e 15:00 | Meio ambiente | Técnico Agrícola Jaimilton |
30/09 | 15:00 | A importância dos alimentos naturais | Técnico Agrícola Djalma S. Galvão |
CRONOGRAMA DAS TURMAS
TURMA | PLANTAÇÃO |
INFANTIL I | COENTRO |
INFANTIL II | CEBOLIMHA |
1º ANO | HORTELÂ |
1ª SÉRIE | COUVE |
3ª SÉRIE | REPOLHO/GILÓ |
INFANTIL I | COETRO |
INFANTIL II | ALFACE |
1º ANO | PIMENTÃO |
1ª SÉRIE | BETERRABA |
2ª SÉRIE | CENOURA |
4ª SÉRIE | TOMATE/QUIABO |
Observação: No ano de 2010 foi plantado só milho que foi colhido no mês de junho e consumido durante a festa junina.
REGAS E CUIDADOS DA HORTA
DIA | HORÁRIO | TURMA |
Segunda | MATUTINO | INFANTIL I |
Terça | MATUTINO | INFANTIL II |
Quarta | MATUTINO | 1º ANO |
Quinta | MATUTINO | 1ª SÉRIE |
Sexta | MATUTINO | 3ª SÉRIE |
Segunda | VESPERTINO | INFANTIL I |
Terça | VESPERTINO | INFANTIL II |
Quarta | VESPERTINO | 1º ANO |
Quinta | VESPERTINO | 1ª SÉRIE |
Sexta | VESPERTINO | 2ª SÉRIE |
Sexta | VESPERTINO | 4ª SÉRIE |
Nenhum comentário:
Postar um comentário